Auxílio Acidente 2019: Valor, Requerimento, Cálculo

Auxílio Acidente 2019 – Existem no Brasil alguns trabalhos que são considerados de risco. Por conta desse tipo de trabalho. Se algum tipo de incidente ocorrer, há a possibilidade de encerrar uma carreira de um trabalhador. Isso poque alguns acidentes de trabalho são bastante sérios e comprometem toda a estrutura física de uma pessoa, o Governo criou um direito chamado auxilio acidente.

Esse benefício paga um auxílio mensal para trabalhador acidentado e incapacitado para retornar à sua função durante o período de recuperação. Caso a Previdência Social constate que os danos foram permanentes e não há mais condições de permanecer na carreira, o auxílio acidente 2019 é substituído pela aposentadoria por invalidez.

Auxílio Acidente 2019 - Auxílio doença acidentário
Auxílio Acidente 2019 – Auxílio doença acidentário

Assim, se por acaso, algum tipo de fatalidade ocorrer enquanto um trabalhador está exercendo as suas funções diárias, ele acaba tendo o privilégio de receber um pagamento mensal, pago pelo INSS, durante todo o seu tempo de recuperação e caso a dano seja permanente, esse trabalhador acidente vai ganhar uma bolsa até a sua aposentadoria.


O que é o Auxílio Acidente?

O auxilio acidente é um direito criado pelo Governo Federal, o qual, em conjunto com o INSS e com o Ministério da Fazenda, acaba pagando um valor mensal, para todos os trabalhadores, os quais, tiverem comprovados, por meio de um exame feito pelos próprios médicos do Governo, uma lesão causada por um acidente de trabalho.

Claro que pode haver fraudes nesse tipo de benefício, com alguém cometendo algum tipo de acidente proposital, apenas para receber esse valor mensal, mas, isso acaba sendo raro e em grande parte dos casos, os beneficiários realmente precisam do dinheiro.

Veja também:


Como Pedir o Auxílio Acidente 2019

Para solicitar o ganho do auxílio acidente, é a própria empresa do trabalhador, a qual, depois de dez dias que ele não aparece no trabalho, devido a um acidente sofrido, que tem que entrar no site do INSS e marcar uma primeira avaliação do trabalhador, para ver se ele realmente está impacto a trabalhar e precisar receber essa bolsa do Governo.

Além do exame físico, o qual, é feito por um ou dois médicos, dependendo do caso a ser analisado, também há a necessidade de apresentar uma série de documentos para que esse benefício seja concedido.

Assim, o processo, como quase tudo no Brasil, acaba sendo um pouco burocrático, pois, até a entrada no INSS 2019, depois o exame físico e pôr fim a análise dos documentos, pode demorar alguns meses até ser liberado esse pagamento.


Qual o Valor do Auxílio Acidente 2019?

O valor recebido por cada trabalhador por acidente de trabalho. Ele vai variar conforme o salário que ele recebia e o tempo de trabalho exercido. Isso porque quanto maior foi o pagamento feito ao INSS, maior será essa espécie de salário ao trabalhador, que terá esse benefício até a sua aposentadoria, quando passará a receber diretamente do INSS.

A única regra que existe quanto ao valor do auxílio acidente, é que ele não poder ser menor do que o salário mínimo estabelecido para o ano. Assim, para o caso de 2016, o mínimo a ser pago pelo INSS, as pessoas que tem direito a receber o auxílio acidente. Saiba mais informações sobre o INSS através da Tabela INSS 2019.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *