INSS Autônomo 2019

Hoje vamos falar do INSS autônomo 2019 para aqueles trabalhadores que não estão com carteira assinada, mas desejam contribuir ao INSS para uma aposentadoria futura de forma autônoma. Esta questão gera dúvidas em diversas pessoas e muitas delas querem saber como funciona a tabela do INSS autônomo 2019, como funciona a forma de pagamento, como é feita a contribuição e muito mais! Aproveite nosso texto que vamos tirar todas as dúvidas agora mesmo. Acompanhe!

INSS Autônomo 2019
INSS Autônomo 2019

INSS 2019

O chamado INSS é a abreviação para o que chamamos de Instituto Nacional do Seguro Social, que é ligado ao Ministério da Previdência Social do governo federal e que administra as contribuições dos trabalhadores para aposentadorias, pensões, auxílios doença e acidente, licença maternidade e muito mais!

No entanto, há alguns anos a previdência social pública brasileira sofreu algumas mudanças e algumas de suas regras foram alteradas. Por isso é importante entender todos os seus detalhes para que não tenha dúvidas como se aposentar, quanto tempo de contribuição, qual idade mínima e outras questões relevantes.

INSS 2019
INSS 2019

INSS Autônomo 2019

O INSS autônomo 2019, como o próprio nome já diz, é uma forma de contribuição dos trabalhadores que são autônomos, ou seja, que não estão com a carteira assinada.

Com o pagamento mensal da contribuição ao INSS, estes trabalhadores possuem direito a todos os benefícios citados anteriormente, como licença maternidade, aposentadoria, pensão por morte, salário família e muito mais.

Se você trabalha por conta própria e deseja contribuir ao INSS para ter todos os direitos de um trabalhador com carteira assinada, é preciso se inscrever ao Instituto como um contribuinte individual.

INSS Autônomo 2019
INSS Autônomo 2019

Como Pagar INSS Autônomo 2019

Agora que já explicamos o que é o INSS 2019 e quem pode ser um contribuinte do INSS autônomo 2019, vamos falar a seguir como fazer para pagar a sua contribuição mensal ao Instituto, veja:

  • Acesse https://www5.dataprev.gov.br e faça o seu cadastro no PIS;
  • Preencha todos os dados necessários para o cadastro, como nome completo, CPF, nome da mãe, data de nascimento etc;
  • Depois é preciso preencher os seus dados no site do DATAPREV http://www2.dataprev.gov.br/;
  • Esse preenchimento pode ser manual em uma agência do INSS ou no site mesmo de forma online;
  • Depois é só pagar a taxa de recolhimento e fazer a sua contribuição ao Instituto de forma mensal.
Como Pagar INSS Autônomo 2019
Como Pagar INSS Autônomo 2019

Contribuição INSS Autônomo 11%

Para o trabalhador do INSS autônomo 2019, existe a contribuição individual ao INSS, como dissemos anteriormente. Essa contribuição individual recolhe 11% do salário mínimo, dando então direitos importantes ao trabalhador como os auxílios e pensões.


Valor INSS Autônomo

O trabalhador tem três opções de contribuição individual:

  • 5% sobre o salário mínimo vigente para dar direito apenas ao plano simplificado, sem direito a aposentadoria por tempo de contribuição.
  • 11% que inclui mais direitos, mas continua sem dar direito a aposentadoria por tempo de contribuição.
  • E a contribuição de até 20% que pode ser sobre o salário mínimo até o teto máximo do INSS 2020.

Recolhimento INSS Autônomo

Após o seu cadastro junto ao site da previdência social ou em uma agência INSS, o contribuinte deverá comprar um carnê GPS, que é a guia da previdência social para sua contribuição mensal.

Esta guia é encontrada em bancas de jornais ou nas próprias agências INSS.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *