Um empresário será considerado como MEI – Microempreendedor Individual sempre que obter um faturamento anual (referente à 12 meses contínuos) abaixo de 60 mil reais e não atue ao mesmo tempo como servidor público. Assim sendo, este indivíduo pode contribuir mensalmente com INSS MEI 2024 em uma categoria exclusiva e obter todas as vantagens que o benefício dispõe à segurados.
Compreenda ao ler este texto, a importância da contribuição do INSS, como emitir o boleto para pagamento mensal, como acessar o extrato e como consultar o benefício. Saiba mais!

MEI Paga INSS?
O MEI – Microempreendedor Individual deve contribuir utilizando a guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), levando em consideração que o vencimento do documento é sempre no dia 20 de cada mês, e em casos de feriados ou dias que não sejam úteis, o pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil após o período, sem o acréscimo de juros ou tributos.
O microempreendedores que contribuírem corretamente com o recolhimento previdenciário, terão acesso à vários benefícios, como:
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria por Invalidez;
- Auxílio doença: em hipótese de alguma doença que afaste o indivíduo de suas funções;
- Salário maternidade; para partos, adoção ou até mesmo em abortos legalizados;
- Auxílio reclusão: pago aos familiares do indivíduo, caso o mesmo possua;
- Pensão por morte: neste caso o benefício é pago aos familiares, em hipótese de óbito do segurado;
- Entre outros.
INSS MEI – Valor
O valor do benefício é calculado a partir da DAS gerada pelo Portal do Empreendedor. Em valores atualizados, a alíquota de exatamente 5% do salário mínimo nacional vigente.
MEI INSS Boleto
- Vá até o site do Portal do Empreendedor: www.portaldoempreendedor.gov.br;
- Posteriormente, clique na opção “MEI – Microempreendedor Individual”;
- Em seguida, acesse “Emissão do carnê de pagamento”;
- Preencha todos os campos obrigatórios com informações, dados e documentos pessoais;
- Sequencialmente vá até o campo “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”, e acesse “Pagamento Mensal”;
- Escolha o mês e ano do boleto desejado e faça o download;
- Faça o pagamento, dentro da data de vencimento estipulada no momento da impressão.
Obs.: Na hipótese de vencimento do boleto, será possível dentro da própria plataforma modificar ou emitir uma nova via, clicando em “Atualizar a Guia de Pagamento”.
Como Consultar INSS MEI?
- Acesse o portal ou aplicativo “Meu INSS”;
- Faça um login e entre na plataforma;
- Clique “MEI – Microempreendedor Individual”;
- Serão apresentadas todas as informações referentes ao seu cadastro, bem como pagamentos anteriores, comprovantes, segunda via do boleto e próximas parcelas;
- Se preferir, é possível consultar as mesmas informações fazendo uma ligação para o telefone INSS 2024 pelo número 135.
MEI INSS: Extrato
- Acesse o Portal do Meu INSS pelo site: meu.inss.gov.br;
- Clique na secção “login” e acesse o portal utilizando o número de CPF e uma senha de 9 caracteres pré cadastrada (caso ainda não possua, cadastre uma senha válida no sistema clicando em “Cadastre-se”, na mesma página);
- Dentro da plataforma, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”;
- Por fim faça a emissão do documento por download, se desejado, na sequência o mesmo poderá ser impresso e utilizado como comprovante de pagamento.
Obs.: O mesmo procedimento pode ser feito pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para download na Apple Store e na Google Play Store, seguindo os mesmos passos descritos no guia acima.