Ouvidoria INSS 2019: Telefone, Como Fazer a Reclamação, Denúncia e Tempo de Resposta

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é o órgão que mais cidadãos brasileiros atende todo o dia. E consequentemente, são várias as reclamações e as dúvidas que os beneficiários apresentam em relação aos seus serviços. Sendo que para poder aceder a este órgão, são disponibilizados os canais da Ouvidoria INSS 2019. Acedendo as linhas de atendimento da Ouvidoria INSS 2019 você consegue fazer reclamações, elogios, sugestões e obter informações diversas de forma bem ágil.

Ouvidoria INSS 2019
Ouvidoria INSS 2019

Telefone da Ouvidoria INSS 2019

Um dos canais de atendimento que a ouvidoria INSS apresenta é o seu telefone, o qual foi mudado recentemente do número 0800 para o telefone 135.

Ligando para essa linha telefônica você pode receber atendimento dentro do período das 7 horas às 22 horas (Horário de Brasília). O atendimento fica disponível toda a semana de segunda a sábado. Lembrando que as chamadas que são realizadas por meio do telefone fixo e público são totalmente gratuitas.

A chamada que é efetuada para o telefone da Ouvidoria INSS sofre uma cobrança que depende da tarifa da região.

Acessando a Ouvidoria INSS 2019 por meio do telefone, você consegue ter acesso a mais de 30 serviços, incluindo a possibilidade de registrar reclamações INSS.

Veja também:


Como Fazer Reclamação INSS 2019

A necessidade de fazer uma reclamação no INSS pode ser tida por qualquer cidadão. No entanto, antes de ir fazendo esta reclamação é preciso que você verifique se a sua situação é realmente válida para reclamação.

Sendo que no caso de o benefício ser negado, por exemplo, não representa um motivo justo para remeter uma reclamação. Nesse tipo de caso o mais indicado é que você entre com uma ação recorrendo a decisão.

No entanto, em caso de demora na análise do benefício e mal atendimento na agência, você pode remeter a sua reclamação por meio do passo a passo indicado abaixo:

  • Acesse o site do INSS para a Ouvidoria clicando AQUI;
  • Em seguida basta clicar em “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”;
  • Nas próximas telas escolha o tipo de reclamação e preencha todos os dados solicitados.

Também é possível fazer a reclamação por meio da Correspondência: Caixa Postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF. Ou indo ao atendimento presencial do INSS.


Denúncia INSS 2019

A Ouvidoria INSS 2019 permite que por meio dos seus canais seja realizada a denúncia. Essa manifestação pode ser sobre condutas ilegais ou criminosas que são notadas em:

  • Servidores;
  • Agentes externos;
  • Estagiários;
  • Terceirizados;
  • Segurados ou;
  • Beneficiários do INSS.

Por motivos de segurança, o próprio INSS recomenda que se use o sigilo do denunciante durante a entrega da reclamação no site da ouvidoria INSS, telefone ou presencialmente.


Denúncia Anônima do INSS pode ser descoberta?

As informações pessoais que são entregues pelo cidadão na opção de denúncia anônima não podem ser descobertas por colaboradores do INSS. Por isso, você pode ficar tranquilo no momento de entrar com a sua denúncia.


Tempo de Resposta da Ouvidoria INSS

Segundo estabelecido pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Ouvidoria INSS 2019 tem a obrigação de apresentar uma resposta conclusiva no prazo de até 30 dias.

No entanto, caso o atendimento precise de mais tempo, ele poderá requisitar mais 30 dias justificados para apresentar a resposta.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *