Procuração INSS 2019

Procuração INSS – Muitos brasileiros trabalham já sonhando com a aposentadoria. A aposentadoria aqui no Brasil acontece depois que os trabalhadores cumprem o tempo de contribuição mínima e tenham a idade mínima (diferente entre homens e mulheres) para conseguir aposentar e aproveitar a vida.

Se você está querendo logo se aposentar e quer saber mais informações sobre aposentadoria e também dúvidas quanto ao uso do documento de procuração para o INSS Dataprev 2019, fique conosco que vamos relatar todas as questões sobre o tema e explicar o passo a passo de como usar a procuração INSS.

Procuração INSS 2019
Procuração INSS 2019

O que é Procuração INSS

A Procuração INSS é um documento em que o responsável pode nomear uma outra pessoa em quem confia para lhe representar junto ao órgão do INSS e também poder assinar documentos para cumprir questões de sua aposentadoria.

O procurador nomeado legalmente para o INSS pode solicitar o benefício para o responsável da conta, receber pagamentos, fazer consultas e tirar o extrato inss 2019 e outros procedimentos necessários que envolvem questões de aposentadoria, pensões, auxílios, dentre outros.

Para que Serve

A Procuração INSS existe para que o responsável possa nomear alguém de confiança para resolver pendências e questões relacionadas a aposentadoria quando ele não pode resolver por si só. A Procuração INSS é uma ótima alternativa para conseguir resolver questões sobre as novas regras da aposentadoria 2019, pensões, dentre outros.

Como Funciona

O interessado pode acessar o formulário de Procuração INSS de forma online pelo site oficial da Previdência Social. Acesse esse formulário clicando aqui, podendo também agendar atendimento também de forma online, rápida e fácil.

Tipos de Procuração do INSS

Existem dois tipos de procuração, a Procuração Pública e a Procuração Particular. Veja abaixo como é cada uma delas e suas características:

Procuração Pública

Essa procuração é feita e registrada em cartório e que pode ser elaborada por qualquer interessado e tem por obrigação ser feita quando o interessado ou representante do interessado seja analfabeto e não tem possibilidades de assinar documentos.

Procuração Particular

A Procuração Particular é feita pelo próprio cidadão interessado, que pode usar o formulário feito pelo INSS para facilitar o uso ou pode ser feito pelo próprio cidadão e não precisa ser registrada em cartório.

Caso o cidadão escolha a procuração particular, é preciso o cidadão levar um documento oficial com foto para comprovações.

Prazo de Validade da Procuração do INSS

Prazo de Validade Procuração INSSQuando o cidadão está requerendo alguma informação ou procedimento, a procuração INSS é válida até o fim do procedimento. Caso o representante da procuração faça uma revogação ou renúncia de representação, a validade da procuração também acaba naquele momento.

Saiba mais: Confira como funciona a tabela INSS 2019 de pagamentos.

A Procuração INSS para recebimento de valores, o prazo de validade para a procuração é de até 12 meses, podendo ser renovado antes que vença o prazo de validade da procuração. Para renovação não é necessário fazer uma nova procuração, apenas apresentar os documentos oficiais.

E para fazer a procuração, o representante ou representado precisa ser maior de 18 anos ou menor emancipado. Caso o menor entre 16 e 18 anos não seja emancipado, ele não poderá fazer nenhuma procuração para outra pessoa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *