Recadastramento INSS 2021

O recadastramento INSS 2021 nada mais é do que uma exigência solicitada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Isso claro, apenas para aposentados e pensionistas que estão segurados e sendo beneficiados pela entidade. O mesmo consiste em dar um comprovante de prova de vida, anualmente.

Até para que não haja nenhuma fraude por parte de beneficiários e a família dos mesmos. Infelizmente, por causa da pandemia do Covid-19, todo o esquema mudou para 2020. Tanto que a comprovação foi adiada por mais de seis meses, até porque idosos fazem parte do grupo de risco

Pensando assim, separamos algumas informações importantes para você, neste artigo, sobre o recadastramento.

Recadastramento INSS 2021
Recadastramento INSS 2021

Recadastramento INSS

O recadastramento INSS nada mais é que uma maneira que a entidade tem em comprovar que o beneficiário de um de seus programas ainda está vivo. Caso contrário, a família do mesmo, e incluindo dependentes, podem aproveitar irregularmente do benefício.

A comprovação é realizada todos os anos através da prova de vida INSS 2021, no mês de aniversário do beneficiário, em si.

A mesma exige que o segurado, ou algum representante legal do mesmo, compareça à instituição bancária na qual é sacada a quantia mensalmente.

Quem deve fazer

A exigência de prova de vida para o recadastramento INSS deve ser feita por um pequeno grupo. Neste, vale a pena dizer que, obviamente, serve apenas para beneficiários e segurados e algum programa da entidade.

Na maioria dos casos, é destinado para aposentados, idosos e pensionistas. Mas, existem algumas pessoas portadoras de necessidades especiais que também são beneficiárias.

Neste caso, um responsável legal poderá substituir a presença da mesma em uma instituição bancária. Até porque, dependendo do grau da necessidade, a presença da pessoa torna-se inviável.

Abaixo explicaremos melhor alguns dos métodos que você poderá utilizar para fazer o recadastramento.

Como fazer o recadastramento INSS

Prova de vida na instituição bancária

Para fazer o recadastramento INSS, é um procedimento bastante simples. Na verdade, você tem até mesmo alguns canais diferentes para tal. Como por exemplo, o primeiro deles é comparecendo em sua instituição bancária na qual recebe o benefício.

Disso, na hora de sacar o mesmo, você pode conversar com um gerente. Até para explicar para ele atualizar suas informações meio ao INSS.

Agendamento do recadastramento INSS pelo site

Além disso, ainda há a possibilidade de fazer o procedimento por meio do aplicativo Meu INSS, no celular, ou no site> oficial da entidade. Isso para beneficiários com mais de 80 anos, e que possuam restrições de mobilidade.

Tal dificuldade de locomoção deve ser comprovada com atestado médico. Os documentos podem ser enviados eletronicamente.

Agendamento por telefone

Outra forma de realizar o agendamento do INSS 2021 é utilizando o telefone INSS 2021 pelo número 135.

Prova de vida INSS

A prova de vida 2021 é vital para o recadastramento INSS. Isso porque, é por meio da mesma que a entidade irá ter certeza de que você segue vivo.

E disso, poderá seguir aproveitando de seu benefício normalmente. Entretanto, para casos de falecimentos, ou até mesmo de não comparecimento, o mesmo poderá ser cancelado.

Em situações extremas, você terá que recorrer à justiça para apresentar sua justificativa. Mas, são poucos casos em que isso, na verdade, se torna necessário. O importante mesmo é você sempre se atentar ao mês de seu nascimento, e fazer um dos procedimentos que listamos no tópico de cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *