Adicional Noturno 2021

O adicional noturno é um benefício garantido por lei à todos os trabalhadores, colaboradores ou prestadores de serviços que exercem funções em carteira de trabalho, em período noturno. Leia a este artigo e fique por dentro de tudo sobre o tema, como o que é adicional noturno 2021, como funciona o cálculo e, caso esteja dentro das condições descritas, sem receber tal adicional, exija seus direitos trabalhistas. Saiba mais!

Adicional Noturno 2021
Adicional Noturno 2021

O que é o Adicional Noturno?

O adicional noturno é um benefício garantido pela Constituição Federal do Brasil à todos os trabalhadores em território brasileiro. Com o aumento da industrialização, houve uma onda crescente de empresas que começaram a exercer funções para garantir o fornecimento, produção ou outros serviços, na demanda necessária. E, com isso surgiram também os trabalhadores noturnos, e as empresas que trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Normalmente, pode não ser tão vantajoso trabalhar em turnos noturnos, enquanto outros funcionários recebem valores iguais para exercer a mesma função em um horário comercial. Para dar um atrativo, e equivaleras duas funções, quem trabalha à noite recebe um bônus mensal, juntamente com o salário.

O que é o Adicional Noturno
O que é o Adicional Noturno

Aliás, essa não é a única diferença entre os dois turnos de trabalho, pois quem exerce funções noturnas, possui condições de trabalhos e horários diferentes de que trabalha no período diurno.

Portanto, conheça na sequência todas as particularidades da jornada noturna, e tudo o que o benefício do adicional noturno proporciona. Entenda!

Conheça ainda outros benefícios:

Adicional Noturno CLT

O adicional noturno é previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), desde o ano de 1943, com o Artigo 73° da Constituição Federal Brasileira, que visa a maior remuneração para o trabalhador noturno, do que o diurno, que realizem as mesmas funções dentro da empresa.

Deste modo, a jornada noturna é caracterizada pelos turnos ocorridos das 22:00h às 05:00h da manhã seguinte.

Outro fato que vale ser ressaltado, como exemplo, é a diferença da hora de trabalho que se caracteriza a cada 60 minutos para o trabalhador diurno, enquanto para o noturno, cada “hora de trabalho” é completada após 52 minutos e 30 segundos.

Veja também mais benefícios sociais:

Cálculo Adicional Noturno 2021

  • Primordialmente, cada hora de um trabalhador diurno corresponderá à exatamente 7h e 52 minutos do trabalhador do turno oposto;
  • Todavia o cálculo é feito acima das 8 horas exatas, para isso é preciso fazer as contas para converter;
  • Portanto, saiba inicialmente, a quantidade de horas trabalhadas a cada semana;
  • Após converter o valor para os 7 dias, multiplique por 4 (referente ao número de semanas);
  • O valor exponencial, referente à diferença com o trabalhador diurno, será o bônus de adicional noturno.
Cálculo Adicional Noturno 2021
Cálculo Adicional Noturno 2021

Qual o Valor do Adicional Noturno 2021?

Para saber o valor total do adicional noturno é preciso primeiro efetuar o cálculo aprendido no item anterior. Sequencialmente, tal hora noturna é paga de forma integral, acrescentando uma taxa mínima de 20%.

Portanto o valor da hora comum trabalhada terá o valor adicional somente nas horas trabalhadas dentro do período noturno, já que em muitos casos de turnos variáveis semanalmente, o benefício será pago mensalmente, incidindo somente nas semanas em que haja funções exercidas no período noturno. Assim sendo, atente-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *