Brasil Sorridente 2021

O Brasil Sorridente 2021 é um programa que oferece serviços odontológicos para a população. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), milhões de brasileiros já tiveram o serviço utilizado, de maneira gratuita. O projeto Brasil Sorridente 2021 ainda coopera com algumas ações para a qualificação profissional e científica dos trabalhadores.

O programa atende em diversas unidades, como postos de saúde, centros de especialidades, hospitais, e muitos outros locais. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes sobre este projeto. Lembrando que o programa é um dos mais antigos do país, criado em 1986, e passado por diversas transformações.

Brasil Sorridente 2021 - Dentista Gratuito pelo SUS
Brasil Sorridente 2021 – Dentista Gratuito pelo SUS

O que é Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente é um programa de auxílio a população, que oferece serviços odontológicos gratuitos a mesma. O primeiro atendimento é feito por meio de um atendimento com um dentista franqueado.

Ainda contam com pontos de apoio para a confecção de próteses, caso necessite de uma.

Além disso, possuem serviços especializados em tratamentos de casos mais complexos. Hospitais, que possuem atendimento a emergências odontológicas e às pessoas com necessidades especiais, também são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde.

Quem tem direito ao dentista gratuito?

De acordo com o próprio Sistema Único de Saúde, a utilização do programa Brasil Sorridente é universal. Ou seja, isso significa que toda a população, que está no território nacional, tem direito à assistência em saúde bucal.

Não há nenhum pré-requisito para o atendimento no programa. Tudo que você vai precisar, na verdade, é abrir uma solicitação no SUS, para ser atendido.

Confira também alguns dos benefícios oferecidos pelo Sistema Único de Saúde:

Quais cidades participam do Brasil Sorridente?

Ao todo, mais de 1000 municípios oferecem atendimento odontológico pelo programa Brasil Sorridente. Para consultar se a sua cidade conta com o atendimento, basta clicar nesse link e procurar seu município na base de dados do Ministério da Saúde.

Como participar do Brasil Sorridente?

Se você quer participar do programa Brasil Sorridente, saiba que o procedimento é bastante simples. Para tal, você terá que, primeiramente, verificar se há, certamente, o atendimento odontológico gratuito em seu município.

Infelizmente, nos dias de hoje, o único modo de fazer isso é indo até um posto de saúde ou uma unidade de atendimento.

Não se esqueça de levar o seu Cartão SUS, pois ele é solicitado. Caso tenha, baste efetuar o agendamento em sua cidade, ou até mesmo cidade vizinha, para passar por sua primeira consulta.

Se precisar de algum tratamento mais específico, ou até mesmo cirurgia, o dentista vai te encaminhar para o tratamento mais apropriado. Lembre-se que tudo deve ser feito de maneira totalmente de graça.

Tratamentos odontológicos oferecidos pelo SUS

Apesar do Sistema Único de Saúde receber bastante críticas da população, ele é bem completo. E no caso do programa Brasil Sorridente, não poderia ser diferente. Até porque, o mesmo oferece os mais variados tipos de tratamento, pode acreditar.

No total, são mais de 15 procedimentos diferentes, que são oferecidos para a população. E o melhor, de maneira totalmente gratuita, sem que você tenha que se preocupar com os custos do tratamento.

Abaixo, separamos para você uma lista com os principais tratamentos que são oferecidos pela entidade de saúde. Lembre-se sempre de consultar a disponibilidade do mesmo antes de tomar qualquer atitude.

  • Diagnóstico bucal
  • Periodontia especializada
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
  • Endodontia
  • Instalação de aparelho ortodôntico/ortopédico fixo
  • Aparelho ortodôntico fixo
  • Aparelho ortopédico fixo
  • Implante dentário osteointegrado
  • Prótese dentária sobre implante
  • Procedimentos odontológicos em Ambiente Hospitalar
  • Procedimentos odontológicos em Ambiente Hospitalar para Pacientes com Necessidades Especiais
  • Centros Cirúrgicos adaptados a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência – RCPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *