A aposentadoria por invalidez 2024 é um benefício concedido por incapacidade do segurado, que por alguma razão impeça de exercer suas atividades funcionais.
Sendo assim, a incapacidade deve ser total ou parcial, onde o trabalhador não possa mais volta a trabalhar exercendo a sua função.

Conteúdo
Quem tem direito à aposentadoria por invalidez?
Tem direito a aposentadoria por invalidez o segurado que atender todos os requisitos de carência mínima, e que tenha se submetido a incapacidade seja ela total ou parcial, sendo assim, o mesmo por conta dessa incapacidade não tem condições de retornar ao mercado de trabalho, a carência mínima é 12 meses de contribuição à Previdência Social.
Requisitos da Aposentadoria por Invalidez
Os requisitos são os seguintes:
- Carência de no mínimo 12 meses de contribuição;
- Incapacidade permanente, parcial ou total;
- Trabalhador segurado pelo o INSS.
Aposentadoria por invalidez 32 e definida
Aposentadoria por invalidez 32 é um código utilizado pela a Previdência Social (INSS), para diferenciar a aposentadoria por invalidez de outros benefícios previdenciários, como por exemplo auxílio maternidade ou auxílio doença.
O benefício da aposentadoria por invalidez é concedido ao trabalhador mesmo que ele esteja recebendo auxílio doença, neste caso é concedido pois não há chance de recolocação no mercado de trabalho, que garanta a sobrevivência do mesmo, este benefício é pago ao contribuinte enquanto o mesmo permanecer nesta condição.
A ideia é que após receber o benefício o trabalhador consiga depois de um tempo se recolocar no mercado de trabalho normalmente, porém durante esse período o INSS acompanha, realizando exames, procedimentos médicos e analisando as chances de uma nova recolocação profissional, após o tratamento.
Pente Fino INSS nos benefícios por invalidez
Esse ano o INSS trabalhou de maneira diferente, convocando os beneficiários do INSS afim de realizar pericias para verificar se há de fato a invalidez, o pente fino começou no fim de setembro.
Ao receberem a correspondência de convocação, o seguro tem pelo o prazo de 5 dias úteis para agendar a perícia na Central de atendimento através do número 135.
Mantenha o seu cadastro atualizado e evite dor de cabeça no futuro, essa fase do pente fino do INSS é bem curta, e você precisa se organizar para não perder o seu benefício, assim, você afasta qualquer risco de perder o seu benefício, lembramos que é essencial que o banco de dados se encaixe nas informações atualizadas, para não dar divergência no banco de dados do Governo Federal.

A atualização cadastral serve para manter seu banco de dados sempre atualizado, concedendo a aposentadoria somente para as pessoas que fazem jus ao recebimento do benefício.
No dia deve levar todos os documentos pessoais, tais como CPF, nome completo, laudo médico que ateste a sua incapacidade, leve também todas as receitas e medicamentos que você tem em mãos, orienta-se que no dia da perícia seja solicitado um laudo médico atualizado com as informações do seu atual estado de saúde.
- Confira como agendar o atendimento no INSS
Tire cópia de todos os documentos entregues ao INSS, que serão levados no dia da perícia, como o perito retém seus documentos originais, isso pode te deixar em situação difícil depois, em um evento no qual o seu benefício venha ser recusado.