Certidão FGTS 2021: O que é e para que serve, Como Tirar e Consultar a Certidão

Todo a empresa que apresenta um número considerável de funcionários e que tenha a relação empregado-empregador regulada pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), deve efetuar o depósito do FGTS na conta dos seus funcionários. Sendo que é justamente por meio da Certidão FGTS 2021 que é feita a confirmação da regularidade da empresa em relação a realização desses depósitos. Veja nos tópicos que seguem como fazer a retirada da Certidão FGTS 2021.

Certidão FGTS 2021
Certidão FGTS 2021

O que é e para que serve CND INSS

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é bastante importante para os empreendedores que pretendem provar a sua regularidade quanto ao pagamento de todas as obrigações tributárias. Ou seja, com este documento é possível provar que a empresa não apresenta nenhuma pendência com a previdência social.

VEJA TAMBÉM:

Certidão Negativa e Certidão de Regularidade

A certidão negativa serve como um comprovante de que a empresa não apresenta nenhuma pendência ou processos em andamento. Ou melhor, a Certidão negativa é usada para atestar a regularidade total do empreendimento, o que é crucial para o funcionamento da empresa.

Por conta da natureza dessa certidão, a sua obtenção apenas pode ser feita quando a empresa não conta com nenhuma pendência. Ou seja, você primeiramente precisa de realizar a regularização das suas dívidas e trâmites legais.

A boa notícia é que com os meios tecnológicos disponibilizados pelo governo, você pode facilmente fazer o pagamento de grande parte dos impostos exigidos pela Receita Federal e limpar o nome da sua empresa.

Valendo lembrar que este documento pode ser emitido tanto pela pessoa física, como pela pessoa jurídica. Clique no link e realize a emissão da certidão.


Como Tirar a Certidão FGTS 2021

A retirada ou emissão da Certidão FGTS 2021 Negativa pode ser feita por meio da internet de forma bem facilitada. Esse acesso do documento é feito diretamente no site oficial da Caixa Econômica Federal.

Lembrando novamente que para poder realizar a retirada da Certidão de Regularidade do FGTS (CRF) ou CND de forma bem-sucedida, você terá que ter a sua situação regularizada quanto aos débitos da empresa.

Como Consultar

Para seguir com a consulta da Certidão FGTS 2021 você precisará acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser realizada por funcionários empregados ou trabalhadores que já foram dispensados dos seus serviços.

Faça a consulta CND seguindo as etapas apresentadas, já a seguir:

  • Acesse o site da Caixa usando este link – https://consulta-crf.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp;
  • Na tela que será apresentada, continue informando a inscrição da empresa, CNPJ ou CEI, incluindo o digito verificador. Deixe em branco o UF;
  • Para a consulta pelo CNPJ, você precisará de informar o UF do estabelecimento;
  • Continue informando o código de verificação e depois clique em “Consultar”.


O que fazer se não conseguir tirar pelo site da Caixa

Caso você não tenha sucesso na obtenção do CND ou CRF por meio do site oficial da Caixa, também será possível tirar a certidão pessoalmente numa das agências do INSS.

Você precisará de ter as mesmas informações básicas necessárias na consulta online para poder tirar a certidão no atendimento presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *