Extrato Previdenciário 2021: O que é, Como Tirar e Consultar

Em diversas situações o beneficiário da previdência social pode ser solicitado o Extrato Previdenciário 2021. Por isso, é importante que você saiba como pode fazer a emissão desse documento para que não enfrente dificuldades quando houver necessidade de acessar esse documento. Entenda mais adiante nesse post para que serve, como tirar e como você pode fazer a consulta do seu extrato CNIS usando apenas o PIS.

Extrato Previdenciário 2021
Extrato Previdenciário 2021

O que é Extrato Previdenciário e Para que Serve?

O governo federal armazena diversas informações dos cidadãos que auferem de benefícios na previdência social por meio do Cadastro Nacional de Informações sociais (CNIS). O CNIS funciona como uma espécie de banco de dados contendo o relatório de informações que dizem respeito aos trabalhadores.

Para o acesso dos dados do CNIS, o empregado precisa de usar o Extrato CNIS, que é também conhecido como Extrato Previdenciário 2021.

Dentre as informações que constam nesse documento, acham-se as remunerações mensais auferidas pelo trabalhador, seus vínculos empregatícios e recolhimentos realizados na previdência desde o ano de seu cadastro.

Por ser rico em informações, o extrato previdenciário serve para a comprovação de vínculo com a Previdência Social. Essa prova é requisitada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a requisição de certos serviços.


Como Tirar o Extrato Previdenciário 2021 CNIS

Para garantir um acesso facilitado ao Extrato previdenciário, o governo federal oferece diversas opções de acesso ao mesmo. Sendo que o meio mais usado é o acesso pela internet, que pode ser realizado a partir do portal do Meu INSS pelo seguinte passo a passo:

  • Entre no Portal do Meu INSS usando ESTE LINK;
  • Agora clique em “Entrar” e depois informe o seu CPF e senha cadastrada. Caso ainda não possua um cadastro no portal, deverá clicar em “Cadastrar Senha”.
Cadastrar Senha
Cadastrar Senha
  • Assim que o acesso a área do beneficiário estiver garantido, basta seguir clicando na opção “Extrato Previdenciário CNIS”;
  • Em seguida já será possível conferir todo o histórico de contribuições e benefícios do contribuinte. Caso precise, você também pode imprimir o documento.
Como Tirar o Extrato Previdenciário CNIS
Como Tirar o Extrato Previdenciário CNIS

Além da consulta pela internet, o beneficiário também pode verificar o seu extrato numa das agências do INSS, bastando para isso fazer o agendamento do atendimento no portal do Meu INSS. No atendimento presencial será preciso ter em mãos o CPF, RG e Carteira de trabalho para poder ter acesso ao Extrato previdenciário.

Quem tem uma conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, também pode fazer a consulta de informações do CNIS por meio dos sites destinados ao internet banking.


Consulta Extrato Previdenciário pelo Telefone

Fora os métodos mencionados anteriormente, também é possível conferir as informações registradas no extrato CNIS por via telefônica. Para isso o beneficiário precisa de ligar para a central do INSS pelo número 135 e selecionar a opção que diz respeito a consulta do extrato previdenciário.

No momento da ligação você precisa ter em mãos o seu CPF e RG, uma vez que para poder oferecer o suporte a atendente requisita informações contidas nesses dois documentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *