INSS Digital 2021

Com a digitalização de processos em todos os setores da sociedade, tanto em empresas privadas como no governo, o INSS também vem adotando medidas para que o cidadão tenha a facilidade de resolver assuntos relacionados a previdência social tudo pela internet, sem precisar ir até ao banco ou agência do INSS e enfrentar filas e burocracias, o INSS Digital. Com isso o governo federal, por meio do Ministério da Previdência Social, órgão que detém o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – lançou o INSS Digital 2021, que é o processo de digitalização e informatização de todos os serviços do governo para facilitar a vida do cidadão brasileiro.

INSS Digital 2020
INSS Digital 2021

O que é o INSS Digital

O INSS Digital nada mais é que um projeto do Governo Federal para digitalizar processos e serviços do INSS para atender melhor os cidadãos brasileiros contribuintes e que precisam de soluções da previdência social para o seu futuro e presente.

A meta do governo é que neste ano o cidadão possa contar mais de 90 serviços essenciais da previdência social. Esses serviços podem ser solicitados através do site oficial do INSS 2021, por meio de aplicativos de telefone celular e também pelo atendimento telefônico pela central de atendimento 135.

Assim, o segurado não terá mais a necessidade de ir até uma agência do INSS para resolver suas questões ligadas a previdência social, até mesmo para assuntos que antes o cidadão tinha que ir até uma agência e enfrentar filas. O contribuinte só precisará ir pessoalmente a uma agência do INSS caso seja para resolver um caso específico – como levar um documento extra – ou para fazer uma perícia para receber auxílio-doença, por exemplo.

O que é o INSS Digital
O que é o INSS Digital

Quem tem Acesso ao INSS Digital

Qualquer pessoa pode ter acesso ao INSS Digital 2021. A qualquer momento, quando o cidadão contribuinte ou não precisar de um serviço do INSS, ele pode contar com os canais de atendimento remoto para conseguir resolver as questões relacionadas a previdência social.

O cidadão tem acesso a:

  • Dois sites do INSS – site do Instituto e o Meu INSS;
  • Aplicativo no celular e;
  • Também a central de atendimento 135.

Exceto o atendimento telefônico, os canais de atendimento podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar.


Como Fazer Login no INSS Digital 2021

O principal meio usado do INSS Digital é através do Meu INSS, que é um portal em que o interessado encontra diversos serviços que podem ser resolvidos de forma online, sem que o cidadão precise ir até uma agência do INSS, enfrentar filas, perder tempo etc.

Para isso, basta seguir o passo a passo que criamos para você:

Login Meu INSS
Login Meu INSS
  • Insira os seus dados caso já tenha cadastro;
  • Caso ainda não tenha cadastro, clique em “Crie sua Conta”;
  • Digite todos os seus dados necessários.
Como Fazer Login no INSS Digital 2020
Como Fazer Login no INSS Digital 2021

Serviços Disponíveis no INSS Digital

O cidadão pode encontrar mais de 90 serviços da previdência social no Meu INSS que podem ser solucionados pela própria internet, sem precisar sair do conforto do seu lar. Basta ter um computador, tablet ou celular com acesso à internet para conseguir resolver diversos problemas e ter acesso a diversos serviços do INSS.

Veja alguns deles:

  • Agendar perícia;
  • Obter extrato para imposto de renda;
  • Emitir Certidão de Tempo de Contribuição;
  • Emitir Guia de Pagamento (GPS) e;
  • Muito mais.
Serviços Disponíveis no INSS Digital
Serviços Disponíveis no INSS Digital

Como Criar uma Senha Definitiva no INSS Online

Depois de criar o seu cadastro no Meu INSS, você receberá uma senha provisória no seu e-mail. Acesse novamente o portal com o seu login criado e a senha provisória. No sistema, basta escolher trocar a senha para uma definitiva e só sua, para sua segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *