INSS MEI 2021

Um empresário será considerado como MEI – Microempreendedor Individual sempre que obter um faturamento anual (referente à 12 meses contínuos) abaixo de 60 mil reais e não atue ao mesmo tempo como servidor público. Assim sendo, este indivíduo pode contribuir mensalmente com INSS MEI 2021 em uma categoria exclusiva e obter todas as vantagens que o benefício dispõe à segurados.

Compreenda ao ler este texto, a importância da contribuição do INSS, como emitir o boleto para pagamento mensal, como acessar o extrato e como consultar o benefício. Saiba mais!

inss mei 2021
INSS MEI 2021

MEI Paga INSS?

O MEI – Microempreendedor Individual deve contribuir utilizando a guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), levando em consideração que o vencimento do documento é sempre no dia 20 de cada mês, e em casos de feriados ou dias que não sejam úteis, o pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil após o período, sem o acréscimo de juros ou tributos.

O microempreendedores que contribuírem corretamente com o recolhimento previdenciário, terão acesso à vários benefícios, como:

INSS MEI – Valor

O valor do benefício é calculado a partir da DAS gerada pelo Portal do Empreendedor.  Em valores atualizados, a alíquota de exatamente 5% do salário mínimo nacional vigente.

MEI INSS Boleto

  1. Vá até o site do Portal do Empreendedor: www.portaldoempreendedor.gov.br;
  2. Posteriormente, clique na opção “MEI – Microempreendedor Individual”;
  3. Em seguida, acesse “Emissão do carnê de pagamento”;
  4. Preencha todos os campos obrigatórios com informações, dados e documentos pessoais;
  5. Sequencialmente vá até o campo “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”, e acesse “Pagamento Mensal”;
  6. Escolha o mês e ano do boleto desejado e faça o download;
  7. Faça o pagamento, dentro da data de vencimento estipulada no momento da impressão.

Obs.: Na hipótese de vencimento do boleto, será possível dentro da própria plataforma modificar ou emitir uma nova via, clicando em “Atualizar a Guia de Pagamento”.

Como Consultar INSS MEI?

  • Acesse o portal ou aplicativo “Meu INSS”;
  • Faça um login e entre na plataforma;
  • Clique “MEI – Microempreendedor Individual”;
  • Serão apresentadas todas as informações referentes ao seu cadastro, bem como pagamentos anteriores, comprovantes, segunda via do boleto e próximas parcelas;
  • Se preferir, é possível consultar as mesmas informações fazendo uma ligação para o telefone INSS 2021 pelo número 135.

MEI INSS: Extrato

  • Acesse o Portal do Meu INSS pelo site: meu.inss.gov.br;
  • Clique na secção “login” e acesse o portal utilizando o número de CPF e uma senha de 9 caracteres pré cadastrada (caso ainda não possua, cadastre uma senha válida no sistema clicando em “Cadastre-se”, na mesma página);
  • Dentro da plataforma, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”;
  • Por fim faça a emissão do documento por download, se desejado, na sequência o mesmo poderá ser impresso e utilizado como comprovante de pagamento.

Obs.: O mesmo procedimento pode ser feito pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para download na Apple Store e na Google Play Store, seguindo os mesmos passos descritos no guia acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *