Ouvidoria INSS 2021: Telefone, Como Fazer a Reclamação, Denúncia e Tempo de Resposta

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é o órgão que mais cidadãos brasileiros atende todo o dia. E consequentemente, são várias as reclamações e as dúvidas que os beneficiários apresentam em relação aos seus serviços. Sendo que para poder aceder a este órgão, são disponibilizados os canais da Ouvidoria INSS 2021. Acedendo as linhas de atendimento da Ouvidoria INSS 2021 você consegue fazer reclamações, elogios, sugestões e obter informações diversas de forma bem ágil.

Ouvidoria INSS 2021
Ouvidoria INSS 2021

Telefone da Ouvidoria INSS 2021

Um dos canais de atendimento que a ouvidoria INSS apresenta é o seu telefone, o qual foi mudado recentemente do número 0800 para o telefone 135.

Ligando para essa linha telefônica você pode receber atendimento dentro do período das 7 horas às 22 horas (Horário de Brasília). O atendimento fica disponível toda a semana de segunda a sábado. Lembrando que as chamadas que são realizadas por meio do telefone fixo e público são totalmente gratuitas.

A chamada que é efetuada para o telefone da Ouvidoria INSS sofre uma cobrança que depende da tarifa da região.

Acessando a Ouvidoria INSS 2021 por meio do telefone, você consegue ter acesso a mais de 30 serviços, incluindo a possibilidade de registrar reclamações INSS.

Veja também:


Como Fazer Reclamação INSS 2021

A necessidade de fazer uma reclamação no INSS pode ser tida por qualquer cidadão. No entanto, antes de ir fazendo esta reclamação é preciso que você verifique se a sua situação é realmente válida para reclamação.

Sendo que no caso de o benefício ser negado, por exemplo, não representa um motivo justo para remeter uma reclamação. Nesse tipo de caso o mais indicado é que você entre com uma ação recorrendo a decisão.

No entanto, em caso de demora na análise do benefício e mal atendimento na agência, você pode remeter a sua reclamação por meio do passo a passo indicado abaixo:

  • Acesse o site do INSS para a Ouvidoria clicando AQUI;
  • Em seguida basta clicar em “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”;
  • Nas próximas telas escolha o tipo de reclamação e preencha todos os dados solicitados.

Também é possível fazer a reclamação por meio da Correspondência: Caixa Postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF. Ou indo ao atendimento presencial do INSS.


Denúncia INSS 2021

A Ouvidoria INSS 2021 permite que por meio dos seus canais seja realizada a denúncia. Essa manifestação pode ser sobre condutas ilegais ou criminosas que são notadas em:

  • Servidores;
  • Agentes externos;
  • Estagiários;
  • Terceirizados;
  • Segurados ou;
  • Beneficiários do INSS.

Por motivos de segurança, o próprio INSS recomenda que se use o sigilo do denunciante durante a entrega da reclamação no site da ouvidoria INSS, telefone ou presencialmente.


Denúncia Anônima do INSS pode ser descoberta?

As informações pessoais que são entregues pelo cidadão na opção de denúncia anônima não podem ser descobertas por colaboradores do INSS. Por isso, você pode ficar tranquilo no momento de entrar com a sua denúncia.


Tempo de Resposta da Ouvidoria INSS

Segundo estabelecido pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Ouvidoria INSS 2021 tem a obrigação de apresentar uma resposta conclusiva no prazo de até 30 dias.

No entanto, caso o atendimento precise de mais tempo, ele poderá requisitar mais 30 dias justificados para apresentar a resposta.

7 comentários em “Ouvidoria INSS 2021: Telefone, Como Fazer a Reclamação, Denúncia e Tempo de Resposta”

  1. Boa noite,

    Meu nome é Olga Maria da Silva Gallo, benefício 519.873.006.4. Revisão Art 29_ fone 51.99838.8284.
    Estou tentando receber um pagamento de atrasados, mas como meu nome neste benefício está com nome de casada (me divorciei),
    o banco negou o pagamento, diz que devo corrigir o nome, já liguei várias vezes para o 135, mas este benefício já foi encerrado, não consigo alterar o nome.
    Como faço para receber o valor no banco?

    Obrigada

  2. Meus queridos pelo amor de deus socorro eu foi a pzentada a mas de 10anos entrei no recurso mas não tenho resposta

  3. Foi feita solicitação para implementação de um Beneficio, que depois de 2 anos foi julgado e agora se encontra para na APS da Ceilândia no NA hora parado. Peço celeridade no caso, foi aberta reclamação nessa ouvidoria, mas sem resposta até agora.

  4. uma viuva que recebe s penssao pode morar com outro homem e ate ter filho com ele e continuar recebendo penssao do marido falecido

  5. Ja vai fazer 1 ano que dei entrada no auxilio maternidade do meu filho ate agora nem uma resposta
    Isso é uma pura falta de respeito com gente pobre

  6. Cade nossos direitos somos humanos precisamos só mãe solteira meu filho e doente preciso se fosse uma pessoa rica e rapido que se resolvia mais como e pessoa humilde ate agora nada 😓

  7. No CNIS de Wania do Vale Bastos de Miranda, consta que ela recebeu aposentadoria INSS, ate 2018. Ela e esquisofrenica desde antes de 1984, com internacoes no Pinel e outros. Abandonada pela familia e, se verdade, quem aposentou e recebeu o beneficio, ate 2018? Aldemar de Oliveira e Silva. Curador Definitivo, desde 27/08/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *