O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão do Governo Federal que possui o propósito de recolher uma quantia mensal do salário do trabalhador e reservar para pagamento de benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria e pensão por morte. Para ter direito a esses benefícios, o trabalhador deve efetuar o pagamento INSS 2024 corretamente. Então, quer saber um pouco mais? Leia o artigo abaixo!
Conteúdo
Pagamento INSS 2024
O pagamento INSS 2024 deve ser realizado todos os meses durante um período determinado. Em alguns casos, como trabalhadores que exercem atividade remunerada com carteira assinada, o recolhimento é feito diretamente na fonte. A taxa de pagamento INSS 2024 varia conforme o rendimento mensal do contribuinte.
Extrato Pagamento INSS
O extrato é um documento emitido pelo INSS 2024 que comprova a efetivação do pagamento de todas taxas relativas aos benefícios sob responsabilidade da Previdência Social. Esse extrato pode ser emitido da seguinte maneira:
- Inicialmente, acesse a área de ‘Extrato de Pagamento de Benefício’ do INSS pelo endereço eletrônico: https://www.inss.gov.br/.
- Na página, clique no botão ‘Solicitar’.
- O beneficiário será redirecionado para página do ‘Meu INSS’.
- Lá, no menu, clique em ‘Extrato de Pagamento de Benefício’.
- Faça login na plataforma informando o CPF e senha de acesso.
- Caso os dados estejam corretos, será possível realizar a consulta da série histórica de extrato de pagamento do INSS e, consequentemente, imprimir.
Pagamento INSS 2024 Atrasado
Durante o cotidiano podem ocorrer alguns imprevistos e o contribuinte pode esquecer o pagamento INSS 2024. Nesses casos, uma pergunta é dominante: como realizar o pagamento do INSS atrasado? Bom, de acordo com INSS, não são todas as pessoas que podem realizar a contribuição em atraso e não são todas que precisa contribuir em atraso.
Não é necessário contribuir com INSS atrasado
Em alguns casos de INSS atrasado, o trabalhador não será preciso realizar o pagamento de nenhuma taxa ao INSS. Isto porque algumas categorias são totalmente isentas, como é o caso do:
- Trabalhador rural antes de 1991;
- Empregado informal sem carteira assinada;
- Ou contribuinte individual para pessoa jurídica depois de 2003.
Portanto, nesses casos, o trabalhador deve comprovar por meio de documentos que exercia atividade remunerada nesta época. Com isso, o INSS levará em consideração este período para aposentadoria.
Pode realizar o pagamento em atraso
Outro ponto relevante no INSS atrasado é saber quais categorias podem, de fato, realizar o pagamento em atraso. Nesse caso, é preciso obedecer a alguns requisitos antes de realizar qualquer pagamento ao INSS, caso contrário, o período pago pode não contabilizar para aposentadoria.
- Contribuinte facultativo: essa categoria pode realizar o pagamento atrasado caso a guia de recolhimento não esteja atrasada por um período de meses. O cálculo do tempo atrasado pode ser realizado no site da Receita Federal.
- Contribuinte individual (autônomo): por exercer atividade remunerada por conta própria, é possível realizar o pagamento do INSS atrasado em qualquer período.
Pagamento INSS Autônomo
Uma dúvida muito comum é como realizar o pagamento do INSS como autônomo. Mas, não se preocupe, é um procedimento muito simples e consiste em somente quatro passos.
- Realize a inscrição no Programa de Integração Social (PIS). Caso já tenha exercido atividade remunerada em regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, provavelmente já possui a numeração do PIS.
- Com o número do PIS, realize a inscrição como contribuinte individual. Nesta etapa, será preciso selecionar a forma de contribuição: código 1007 e código 1163.
- Depois do término do preenchimento do formulário, a plataforma irá liberar as Guias da Previdência Social (GPS) para efetuar pagamento. Mensalmente, o trabalhador autônomo deve acessar o site da Previdência para emitir a guia e efetuar a quitação do valor.
Pagamento INSS 2024 Empresa
Também chamada de INSS patronal, o pagamento INSS 2024 empresa é realizado pelo empregador como forma de garantir a seguridade social. O pagamento é realizado pela própria empresa por meio do Guia da Previdência Social, que pode ser emitido por meio da plataforma da Receita Federal. A quitação pode ser feita em casas lotéricas, débito em conta ou agências bancárias conveniadas.