Pente Fino INSS 2019

Para oferecer um serviço melhor a todos os brasileiros e cortar injustiças que acontecem em aposentadorias, o governo Temer, através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia que cuida de aposentadorias e pensões, criou um Pente Fino INSS.

Essa autarquia existe há muitos anos e cuida das aposentadorias e pensões dos brasileiros. Ele é um instituto independente e organiza os direitos dos assegurados e oferece um seguro para pessoas que contribuíram para o INSS e que chegaram a uma idade mínima permitida para se aposentar. É uma renda garantida ao trabalhador para quando ele não puder mais trabalhar e nisso inclui vários motivos.

Pente Fino do INSS 2019
Pente Fino do INSS 2019

Pente Fino INSS 2019: O que é e como Funciona?

O pente fino causou muito susto aos trabalhadores, mas estamos aqui para explicar mais detalhadamente o que é e que essa atitude não irá atingir todos os brasileiros, apenas alguns.

Alguns benefícios serão suspensos caso o benefício esteja muito tempo sem ser retirado, quando acontece a morte do beneficiado, quando o aposentado ou pensionista não faz sua prova de vida (que é provar que ainda está vivo), e quando ele decide voltar ao trabalho.


Porque é Feito

Esse pente fino acontece em um momento que o INSS está em déficit de dinheiro, ou seja, a cada ano o órgão entra em uma crise cada vez maior e contém prejuízos grandes que dificultam o pagamento do benefício a todos que participam.

No entanto, esse pente fino não irá cortar os direitos de quem tem o direito. O pente fino é basicamente cancelar ou suspender o benefício de quem já morreu, possui irregularidades, não prova que está vivo, voltou ao trabalho e ou que não saca o seu dinheiro do banco.


Quem é Chamado para o Pente Fino INSS

Os benefícios que devem ser chamados para o pente fino do INSS 2019 são:

  • Beneficiários do auxílio doença que estejam sem perícia médica por um longo período de tempo;
  • Aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos;
  • Aposentadoria por idade (prova de vida).

Para quem não fez a prova de vida, voltou a trabalhar, não saca o seu dinheiro ou outras irregularidades, podem ser convocados a qualquer momento pelo INSS para dar explicações dessas questões e caso a questão não se resolva ou o beneficiado não compareça, o benefício será suspenso ou cancelado.


 Lista do Pente Fino INSS 2019

Se você voltou a trabalhar, não fez sua prova de vida (que deve ser feita uma vez por ano), possui irregularidades pode ser convocado a qualquer momento. A lista é:

  • Voltou ao trabalho e continua recebendo o benefício;
  • Não fez a prova de vida uma vez por ano;
  • Tem irregularidades, está com o plano suspenso e não resolveu essas pendências pode ter o benefício cancelado de vez;
  • Caso de falecimento o benefício será cancelado imediatamente;
  • Muito tempo sem retirar o benefício.

Como consultar a lista do pente fino INSS:

A convocação pode acontecer a qualquer momento. Veja como você descobre se foi chamado e o que fazer se foi convocado:

  • Os convocados receberão uma carta do INSS convocando para a operação pente fino.
  • Depois de receber a carta, o segurado tem até 5 dias para ligar para o INSS para agendar perícia, para evitar de ter o benefício cortado.
  • Quem não ligar para o número 135, ou agendar a consulta mas não comparecer, terá o benefício bloqueado.
  • Se seu benefício for bloqueado, você tem 60 dias para agendar uma perícia. Se mesmo assim, o beneficiário não agendar, seu benefício será cortado definitivamente.

Neste meio tempo, claro que o INSS pode cometer alguns erros e suspender benefício de quem está dentro das regras e da lei. Se este é seu caso, faça a mesma coisa: vá até uma agência do INSS ou ligue 135.


Como Agendar Perícia no INSS

E se você precisa de agendar sua perícia médica para auxílio-doença do INSS ou outro auxílio pela previdência, pode entrar no site oficial do INSS e agendar de forma online a sua perícia do INSS.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Pente Fino INSS 2019”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *