O Instituto Nacional do Seguro Social ou INSS como é mais conhecido popularmente é um dos órgãos pertencentes ao governo federal mais importantes. Ele atende milhares de trabalhadores em todo o território nacional. Cabe a ele avaliar as solicitações de benefícios da Previdência e outros assuntos, sendo possível ainda solicitar um Recurso INSS 2024.
Quando você solicita algum benefício ele será avaliado pelo órgão que poderá aceitá-lo ou rejeitá-lo. E quando este último acontece você pode tentar uma revisão do seu pedido por meio do Recurso INSS 2024. Se não sabe como funciona é só ler este artigo com atenção.
Conteúdo
Como Funciona e Quanto Tempo Demora o Recurso INSS
Se você fez uma solicitação junto ao INSS e recebeu como resposta que o seu pedido foi negado deverá entrar o quanto antes com o pedido de recurso INSS. É muito importante que fique bastante atento aos prazos, uma vez que o Instituto estipula como limite o período de 30 dias em que se pode entrar com o recurso ou, se for o caso, realizar a contestação.
Outro detalhe importante que se deve observar quando estiver prestes a solicitar o recurso do benefício é verificar no comunicado oficial que o INSS te enviou qual foi o motivo pelo qual o seu pedido não foi aceito, pois é a partir dele que se deve montar o seu pedido de recurso de forma que haja uma consonância para que venha a obter o sucesso desejado.
De acordo com o próprio INSS pode ocorrer, em alguns casos, a apresentação de mais de um motivo que justifique o indeferimento. Sendo assim, você deve preparar o pedido do seu recurso de modo que abranja ambos os motivos.
- Confira também como realizar o Agendamento INSS 2024.
O que escrever no Recurso INSS 2024
Além do pedido em si com a observação dos detalhes que te apresentei no último paragrafo do item anterior você deve inserir no documento os seguintes dados obrigatórios:
- Nome do órgão que o recurso é endereçado;
- Nome completo do segurado;
- Identificação do segurado (o seu CPF e respectivo NIT);
- Nome completo do recorrente;
- Identificação do recorrente (Número da Identidade e respectivo CPF);
- Endereço completo do recorrente (que receberá a correspondência do INSS);
- Motivo do recurso (Se foi indeferimento, cessação ou suspensão);
- Razões do recurso (a exposição clara dos motivos que fazem a sustentação do direito do recorrente).
Feito isso você deverá enviar os documentos devidamente endereçados aos seguintes órgãos:
- Junta de Recursos do Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS) – nos casos em que o seu recurso é contrário a decisão tomada pelo INSS;
- Ou então a Câmara de Julgamento do CRSS – se o seu recurso INSS 2024 é contrário a decisão tomada pela Junta de Recursos.
Como Consultar Andamento do Recurso INSS
Após dar a entrada no pedido de recurso INSS 2024 é extremamente importante que se faça o acompanhamento regular do processo. E hoje como muitos serviços do governo federal estão disponibilizados para o acesso imediato pela internet você faz o acompanhamento online.
- Para isso é só clicar neste link.
- Nesta página, “E-recursos”, você deverá informar um dos seguintes campos a seguir para verificar o andamento do seu processo: Protocolo; CPF ou Número do Benefício.
- Após escolher uma dessas opções que facilitam a identificação do processo você deverá digitar o código de segurança;
- Em seguida, clicar no botão azul “Consultar”.
Depois é só aguardar o redirecionamento automático que o sistema irá fazer para verificar a situação atual do seu processo.
Solicitar Recurso INSS
A solicitação ao recurso INSS 2024 pode ser feita de forma fácil. Confira como:
- Entre no site do INSS, neste link;
- Selecione a opção “Solicitar”;
- Você será redirecionado a uma nova página, então, informe o seu nome, CPF e data de nascimento;
- Por fim, selecione a opção “Não sou um robô”;
- Conclua a solicitação.
Formulário para Recurso INSS
No próprio site do INSS são disponibilizados 2 formulários para se fazer a protocolização do seu recurso. Conforme o Instituto, não é obrigatória a sua utilização e, se quiser, poderá apresentar uma folha de petição à parte.
De qualquer modo, poderá acessar os formulários clicando nos links abaixo:
- Formulário modelo para recurso à Junta de Recurso;
- Formulário modelo para recurso à Câmara de Julgamento.
E não posso esquecer de mencionar ainda que para enviar a sua solicitação existem duas formas:
- Uma pelos Correios e;
- Outra em uma agência do INSS mediante o agendamento prévio que você deve realizar através do portal Meu INSS.
Espero que este post tenha esclarecido suas dúvidas. Mas caso deseja perguntar alguma coisa sobre este assunto é só utilizar os comentários abaixo. Responderemos o mais breve possível, certo?