Chave Pix: O que É, Como Cadastrar, Valor da Transação

A tecnologia está cada vez mais transformando nossas rotinas e simplificando processos antigos. Agora é a vez das transações bancárias evoluírem seus métodos através da revolução digital. Já pensou em realizar uma transferência enviando somente seu número de telefone? Ou quem sabe seu CPF? Ainda este ano será lançado a Chave Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Quer saber mais sobre o Pix e suas chaves? Confira esse artigo e saiba tudo sobre o novo método!

Chave Pix
Chave Pix

Além do PIX, a tecnologia trouxe diversos outros benefícios, como MEU INSS, INSS Digital 2021, e muito mais.

O que é a Chave Pix?

O Pix possibilita que pagamentos e transferências entre diferentes instituições bancárias sejam feitos em questão de segundos através das chaves Pix. Essa chaves são códigos que representam a sua conta no Pix!

Ao invés de informar todos os seus dados bancários e pessoais para receber um pagamento, agora é possível passar uma das chaves no momento de receber uma transferência.

Funciona dessa maneira: se você é cliente de um banco que adotou o Pix, sua conta será autorizada a fazer e realizar transferências utilizando esse sistema. Dessa maneira, você irá registrar quatro tipos de chaves na conta, como:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Telefone celular;
  • Chave aleatória.
O que é a Chave Pix?
O que é a Chave Pix?

Importante ressaltar que não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta, uma vez que ela passa a ser o “endereço” do seu Pix. Também não é obrigatório o uso dessas chaves para utilizar esse método de transferência!

Saiba Como Cadastrar a sua Chave Pix

Para realizar o cadastro das suas chaves, é necessário acessar sua conta através do aplicativo da instituição bancária. Esse procedimento pode sofrer alterações dependendo do banco, mas a confirmação da posse da chave será sempre enviada por um código via e-mail ou SMS.

Fique atento: para cadastrar sua chave Pix, não é necessário nenhum tipo de contato telefônico ou através de links!

Como Cadastrar a sua Chave Pix
Como Cadastrar a sua Chave Pix

Renda Cidadã 2021Casa Verde Amarela 2021.

As Vantagens do Pix

Além de realizar transferências em questão de segundos, existem muitas outras vantagens relacionadas ao Pix, como por exemplo:

  • Disponibilidade total: Com o uso do Pix, não é mais necessário fazer transferências dentro do horário bancário ou esperar dias para que o valor da transferência caia em sua conta. Agora é possível efetuar transferências em qualquer horário – até mesmo de madrugada – e ter o dinheiro disponível no mesmo instante.
  • Tudo pelo celular: Através do celular, é possível realizar qualquer tipo de pagamento! É simples: basta ler um QR Code e informar suas chaves. Até mesmo em estabelecimentos comerciais, não precisando usar dinheiro ou maquininhas de cartão.
  • Maior segurança: O método de pagamento Pix possui medidas altamente seguras de autenticação e criptografia! Além de todos os seus dados pessoais estarem totalmente protegidos pela lei do sigilo bancário e da Lei Geral de Proteção de Dados.
Vantagens do Pix
Vantagens do Pix

Quanto custa a transação pelo Pix?

As transferências e pagamentos realizados através do Pix são feitos de forma 100% digital e, melhor de tudo, gratuitas em grande parte dos casos de contas de pessoas físicas. Para as pessoas jurídicas, o valor ainda não está definido! Mas com toda a certeza ele será bem menor do que as opções que existem atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *