Abdominoplastia pelo SUS 2021

A cirurgia de abdominoplastia pelo SUS é feita por todos os indivíduos que pretendem retirar toda a pele que está sobrando ou flácida na região. Entretanto, o procedimento é um dos mais caros entre os estéticos, todavia é possível acessá-lo gratuitamente através da abdominoplastia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em algumas situações.

Entenda neste guia informativo, tudo sobre o procedimento, assim como os riscos, como solicitar e todas as condições para ser aceito pelo SUS.

Abdominoplastia pelo SUS
Abdominoplastia pelo SUS

O que é uma Abdominoplastia?

A abdominoplastia é um operação cirurgia estética que tem o objetivo de retirar todo o excesso de tecido na região da barriga do paciente. Tal procedimento possui um grau médio de periculosidade, entretanto um caso pode ser mais agravado caso o indivíduo possua algum problema de saúde.

Veja como participar de outros procedimentos gratuitos pelo SUS:

A cirurgia é feita com anestesia geral, enquanto o médico retira a pele excedente do abdome do indivíduo, até próximo ao púbis onde são feitos os pontos para fechamento da área operada.

O procedimento tem características práticas, porém em alguns casos específicos pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida do paciente, ou até mesmo ajudar a solucionar outro problema de maior gravidade.

Abdominoplastia pelo SUS

A operação de abdominoplastia pelo SUS, é uma opção para as pessoas que precisem efetuar tal procedimento para reparação de problemas anteriores, ou caso o médico indique que é a melhor opção para solucionar determinados problemas que estejam afetando a saúde e a qualidade de vida do paciente.

Em valores recentes, a abdominoplastia pode custar de 10 mil a 25 mil reais, valores que são exorbitantes para a maioria dos brasileiros. Porém, por ser uma cirurgia plástica, a mesma não será aprovada pelo programa, caso seja feita somente para fins estéticos, então preste atenção!

Requisitos:

  • Possuir cartão do SUS;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Fazer todos os exames pré operação e estar dentro de cada especificação;
  • Ter o encaminhamento do médico responsável pelo procedimento;
  • Fazer um jejum completo de sólidos e líquidos;
  • Será proibida a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas;
  • Não fazer o consumo de medicamentos coagulantes durante o tratamento;
  • Entre outros.

Quem tem direito?

O SUS pode ser utilizado por todo e qualquer cidadão brasileiro. O procedimento de abdominoplastia é totalmente gratuito, porém é preciso estar disposto à esperar, já que o programa atende o país todo e dependendo da região será preciso aguardar em uma lista de espera, principalmente se não for um caso de emergência.

Aliás, para que o indivíduo sejam contemplados com a operação, medicamento e exames totalmente gratuitos, será obrigatório ter a autorização e encaminhamento do médico.  Assim sendo, o procedimento só será aprovado em motivos reparatórios, ou que estejam causando problemas à saúde o indivíduo, nunca por questões estéticas.

Riscos da Abdominoplastia:

  • Hematomas na região da cirurgia;
  • Necrose;
  • Abertura dos pontos;
  • Fibrose;
  • Má cicatrização;
  • Infecções;
  • Entre outros.

Como solicitar uma Abdominoplastia pelo SUS?

  1. Vá até um posto de saúde do SUS de seu bairro ou cidade e marque uma consulta, será necessário utilizar um documento pessoal de identificação com foto e o cartão do SUS;
  2. Na consulta, informe ao médico seu problema e o mesmo entenderá se a abdominoplastia será necessária;
  3. Posteriormente haverá a necessidade de efetuar diversos exames que serão solicitados pelo médico;
  4. Em seguida, apresente os resultados ao médico, e o mesmo irá averiguar se há alguma restrição à cirurgia;

Caso esteja tudo em ordem, a abdominoplastia será marcada. Entretanto, se houver algum problema, o mesmo deverá ser solucionado anteriormente à operação ou até mesmo deverá ser encontrada um outra solução pelo profissional de saúde;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *