Rinoplastia pelo SUS 2021

O Sistema Único de Saúde (SUS) favorece de inúmeras formas, os brasileiros que não possuem condições básicas para acessar planos de saúde. Desta maneira, é possível acessar vários procedimentos, assim como a rinoplastia pelo SUS, que apesar de ser um procedimento plástico, em algumas situações específicas pode ser totalmente gratuito.

Portanto, conheça todos os procedimentos que o SUS oferece gratuitamente, bem como o que é a rinoplastia pelo SUS, requisitos para acessar a cirurgia de forma segura, quem tem direito e como dar entrada. Saiba mais!

rinoplastia pelo sus
Rinoplastia pelo SUS

O que é uma Rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico onde é feita correções na região das narinas, assim como: diminuição da giba óssea (osso protuberante do nariz), aumento ou diminuição do nariz, modificação na ponta das narinas, entre outros.

Na maioria dos casos é utilizado para pequenas melhorias no nariz do paciente, onde normalmente incomodam o indivíduo. Apesar de ser um procedimento estético, pode agregar com melhorias em diversas funções do órgão, ou até mesmo facilitar a respiração do paciente.

Portanto, apenas nos casos que não sejam estéticos, o SUS entrará em atuação, em outros quesitos onde a principal modificação seja totalmente estética dificilmente o SUS aprovará a cirurgia gratuita.

Veja como participar de outros procedimentos gratuitos pelo SUS:

Conheça, na sequência deste texto, tudo o que você precisa saber antes de solicitar o procedimento no Sistema Único de Saúde.

Rinoplastia pelo SUS

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um programa do Governo Federal do Brasil que tem como principal objetivo, levar saúde gratuita de qualidade à todos os cidadãos brasileiros que não possuem condições de acessar planos médicos pagos. Assim sendo, todos as consultas e exames básicos são disponibilizados à todos os cidadãos de baixa renda.

Todavia, alguns procedimentos plásticos também podem ser acessados mediante aprovação do programa. Entretanto, o SUS aprovará apenas os casos em que a necessidade for comprovada por um médico do programa. Ao pacientes que forem aprovados, a cirurgia, exames e alguns medicamentos serão gratuitos.

Requisitos:

  • Ser aprovado no exames pré operatórios;
  • Esperar a vez na fila de espera do procedimento no SUS;
  • Efetuar todos os exames exigidos pelo médico responsável (como raio x da região e nasofibroscopia;
  • Jejum pré operatório de oito horas;
  • Suspender o uso de coagulantes, durante os 7 dias que antecedem o procedimento cirúrgico;
  • Não ter doenças em fase aguda;
  • Não estar grávida ou em período de amamentação;
  • etc

Quem tem direito a Rinoplastia pelo SUS 2021?

Terão direito ao procedimento sem custo algum, todos os indivíduos brasileiros que não possuam condições monetárias para efetuar o procedimento na iniciativa privada, assim como estar dentro de todos os requisitos de saúde e segurança, ter em mãos o cartão do SUS com todos os dados atualizados, etc.

Para isso, será obrigatório marcar uma consulta com um médico do programa, efetuar todos os exames exigidos e ao final será dada a avaliação do profissional de saúde que determinará ou não a possibilidade do indivíduo ser comtemplado com o benefício.

Riscos da Rinoplastia

  • Ter sangramentos constantes no período pós operatório;
  • Dificuldades ao respirar;
  • Infecções;
  • E até mesmo obter resultados indesejados após a cicatrização;
  • Entre outros.

Como dar Entrada na Rinoplastia pelo SUS?

Caso o profissional do SUS, que analisou todos os exames atestar suas condições, bem como comprovar que não haverá riscos à saúde do usuário, poderá ser efetuado procedimento sem maiores problemas.

Os exames obrigatórios no pré operatório são: exame de sangue, exame de coração, avaliação psicológica, entre outros.

Por fim, reveja todas as possibilidades pois será um procedimento que mudará sua aparência, além de colocar em risco sua saúde, assim sendo, atente-se aos detalhes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *