A obesidade é um dos problemas de saúde mais atual no país, já que um em cada cinco brasileiros possuem esta doença endêmica. Assim sendo, continue a leitura deste artigo e saiba mais como fazer bariátrica pelo SUS, quais os riscos à saúde do paciente, quem pode participar, e como dar entrada pelo Sistema Único de Saúde. Entenda!
Para alguns casos, a cirurgia bariátrica pelo SUS pode auxiliar o indivíduo, entretanto é preciso que haja outras ações para manter as mudanças. Aliás, nem todos podem acessar tal procedimento, sendo obrigatório efetuar exames e acompanhamento clínico para comprovar a possibilidade da cirúrgica, para que haja a diminuição dos riscos que a bariátrica possui, principalmente nos indivíduos que possuam alto grau de obesidade.

Conteúdo
O que é uma Bariátrica?
A cirurgia bariátrica é um procedimento estético de diminuição da região do estômago do paciente que possua algum grau de obesidade e necessite de auxílio clínico. A cirurgia é bem complexa, de médio risco, e precisa de uma variedade de exames pré operatórios.
Atualmente há várias modalidades de bariátrica, que são utilizadas em situações específicas do paciente ou de sua condição clínica. São as principais:
- Bypass gástrico (Gastroplastia em Y de Roux);
- Derivação biliopancreática;
- Gastrectomia vertical;
- Banda gástrica ajustável;
- Entre outros.
Obs.: Vale ressaltar que somente o médico é quem deve escolher o procedimento adequado ao paciente em questão.
Bariátrica pelo SUS
A bariátrica poderá ser feita pelo SUS por todos os brasileiros que tenha necessidade comprovada e que os exames pré-operatórios tenham demonstrado a segurança para o determinado indivíduo. A cirurgia é feita em hospitais da rede de saúde do SUS, ou nas regiões em que não existam vagas, poderão ser utilizados hospitais particulares, entretanto o paciente não precisará arcar com os custos.
Atualmente, a bariátrica é uma das cirurgias mais caras do Brasil, chegando a custar até 40 mil reais dependendo do estado do país.
Veja como participar de outros procedimentos gratuitos pelo SUS:
Requisitos para cirurgia pelo SUS:
- Ter pelo menos 16 anos de idade;
- Possuir IMC maior ou igual 40 kg/m² (considerado obesidade mórbida);
- Indivíduos que possuam IMC maior que 35 kg/m², além de problemas cardiovasculares;
- Não ter doenças psiquiátricas nem vícios em cigarro, álcool ou outras drogas;
- entre outros.
Quem tem direito à cirurgia pelo SUS?
Para ter acesso à bariátrica, exames e medicamentos gratuitos, será necessário não ter condições de arcar monetariamente com as despesas do procedimento, estar dentro de todas as condições dispostas pelo Ministério da Saúde, e ter um cartão do SUS atualizado.
Posteriormente, será obrigatório dar entrada em um posto de atendimento do SUS, e caso seja comtemplado haverá a necessidade de aguardar na fila de espera pelo procedimento. Aliás, todos os pacientes que não tenham conseguido dar continuidade à bariátrica ou por algum motivo tiveram que suspender o tratamento, poderão ser atendidos no SUS, desde que a necessidade seja comprovada por um profissional de saúde.
Riscos da Bariátrica:
- Sangramentos internos;
- Perfurações (erro médico);
- Desconfortos na região da barriga e abdome;
- Diminuição drástica da alimentação (levando à carência de nutrientes);
- Desvio intestinal;
- Flacidez da pele;
- Perda da vesícula;
- Etc.
Como dar Entrada na Bariátrica pelo SUS?
Para solicitar a cirurgia bariátrica pelo SUS, primeiramente é preciso marcar uma consulta em um posto de atendimento gratuito, utilizando um cartão do SUS ativo. O Médico pedirá uma bateria de exames que deverão ser efetuados, para na sequência, avaliar as condições de cirurgia.
Tendo isso em vista, somente será aceito o procedimento, caso os riscos sejam pequenos. Se houver qualquer restrição o médico não irá autorizar, e deverá ser tratado primeiro o problema central antes de dar prosseguimento à bariátrica.